Congelamento de óvulos

Data: 
sexta-feira, 9 Março, 2012 - 11:43
Congelamento de óvulos

Por que pensar em congelar óvulos?

Este texto foi escrito para mulheres que tem entre 30 e 40 anos e ainda não pensam em ter filhos. Seja    qual for o motivo, estão investindo no trabalho, estão solteiras, ou não sabem se um dia vão querer ser mães.

Enfim...Filho é algo distante para elas. Inicialmente vou colocar alguns dados estatísticos que são de suma importância e muitas pessoas desconhecem: 

A chance de engravidar está diretamente relacionada à idade da mulher – isto a maioria sabe, existem milhares de artigos científicos demonstrando que a qualidade e o número de óvulos diminuem principalmente após os 35 anos. Entretanto olhem a tabelinha abaixo: 

Chance de engravidar por ciclo menstrual

IDADE
20
25
30
35
40
45
Naturalmente
35%
25%
20%
15%
5%
1%
Inseminação
40%
30%
25%
20%
8 a 10%
3%
Fertilização in vitro 
60%
50%
45%
35-40%
20%
< 10%

É claro que estes números são uma média e nem todas se comportam da mesma maneira, porem, como tenho atendido, cada vez mais, mulheres acima de 38 anos tentando o primeiro filho e muitas vezes a dificuldade não é pequena vejo-me na obrigação de alertá-las sobre a alternativa do CONGELAMENTO DE ÒVULOS.

Algumas pacientes ficam indignadas na primeira consulta quando mostro as estatísticas de taxa de gestação mesmo em fertilização in-vitro. A taxa de gravidez até que é razoável porem a taxa de “bebê em casa” aos 40 anos é de aproximadamente 12% visto que a chance de abortamento também aumenta muito com a idade. Muitas me falam: “mas eu sou super saudável, minha menstruação é normal, não fumo, não bebo etc...

” Claro que alguns fatores podem até piorar estas chances (como o fumo p. ex.), mas o ovário de 40 anos tem 40 anos para qualquer mulher. Outra pergunta freqüente nesta faixa etária: “mas pode ser que eu nunca consiga engravidar com meus próprios óvulos? Sim, pode ser”. A mídia muitas vezes confunde as pessoas publicando que mulheres de 44, 45 ou até mais estão grávidas, às vezes até de gêmeos!! Esta semana mesmo atendi uma paciente de 40 anos que estava se achando super jovem (reprodutivamente falando), pois a amiga engravidou de gêmeos aos 48.

A grande maioria destas pacientes com mais de 43 anos engravidaram através da técnica de ovodoação, ou seja, com o óvulo de uma mulher mais jovem fertilizado com o espermatozóide do marido. Está técnica é ética e muito utilizada em clínicas de reprodução assistida, porem muitas mulheres não tem este conhecimento.A taxa de gravidez com óvulos congelados melhorou muito nos últimos 2 anos o que tem nos incentivado a utilizá-la cada vez mais.  Além disso, não existem as implicações éticas como no congelamento de embriões. Os óvulos são células que podem ser descartados a qualquer momento com o consentimento da paciente.

Em termos estatísticos, este ano, na clínica Huntington (onde eu faço meus casos), de 735 óvulos descongelados, 81% fertilizaram, foram realizadas 93 transferências e a taxa de gestação foi de 34%.Na prática, o que eu observo, é que o congelamento de óvulos funciona como “um seguro”. As pacientes se sentem super aliviadas de terem os óvulos guardados, mesmo que nunca os utilizem. A pressão da idade sobre a maternidade cai, a corrida contra o tempo diminui.

Pode até ser que engravidem naturalmente depois, mas os efeitos psicológicos após o congelamento são evidentes. Entretanto, é muito importante salientar que não há garantia que elas irão engravidar com estes óvulos. Até o momento, como exposto acima, a taxa de gestação gira ao redor de 34%. Mas o fato é: A mulher de 40 terá muito mais chance de engravidar com óvulos congelados aos 32-35 anos do que com os frescos aos 40 anos!

Além de médica sou uma mulher de 42 anos e vejo, infelizmente, amigas minhas nesta situação Este foi um dos motivos de estar expondo estes números a informá-las sobre esta possibilidade!! 

Dra. Daniella S. Castellotti

Parceiros

     

 

Dra. Daniella S. Castellotti

CRM-SP 76.932

R: Groenlândia, 538 - Jd. América
01434-000 - São Paulo - SP
Tel. (11) 3051.8442

Fale Conosco